Empreendedor lança cozinha colaborativa para experimentações

Na cidade onde tudo acontece, ideias inovadoras não param de aparecer. Desde 1 de novembro, o empreendedor Wolfgang Menke abriu as portas na Vila Madalena de mais um espaço para quebrar paradigmas: a House of Food.

Não, não é uma casa para comer. Ou pelo menos, não só para isso. No local funciona uma cozinha profissional totalmente equipada para chefes e aspirantes dispostos a criar, experimentar e oferecer suas receitas feitas em um fogão industrial.

“Trata-se de uma cozinha colaborativa, onde você pode alugá-la por dia e testar suas habilidades culinárias, e claro, ganhar dinheiro com isso”, diz Wolf. “Pode também vender seu produto já que o espaço é aberto, pois funciona também como um restaurante fixo, com chefes pop-ups”, explica.

No aluguel diário, que sai por R$ 450, está incluso a equipe de funcionários e quem cozinha fica com o lucro, tudo para incentivar a economia colaborativa. O empresário conta que já passaram cerca de 10 profissionais e que a maioria retorna para novas experiências gastronômicas.

“Desde o dia 1 de dezembro estamos lotados, nem contávamos com isso e dispensamos a equipe para o Natal. Imagina?”, conta.

Além de chefes dispostos a ousar em novas receitas e pessoas que simplesmente curtem cozinhar, há também os iniciantes, alunos da Gastromotiva, projeto de gastronomia social que Wolf apoia. “Um dos nossos funcionários virá dessa escola e as portas da casa estão abertas, de graça, nos dias não ocupados para o pessoal de lá e também para esse novo colaborador”.

Para o empresário o propósito é bem claro: estimular as pessoas a dividirem mais.

“Quando faço um evento na rua ou quando trabalhamos juntos e alguém chega até mim e diz “obrigado”, me dá uma satisfação maior do que qualquer premiação jamais conseguiria trazer. Nunca fui tão feliz profissionalmente”.