Empresa cria escritório futurista sem mesas e cadeiras

Diversos estudos afirmam que permanecer sentado por mais de 8 horas no trabalho não é bom para saúde. Como alternativa, a empresa holandesa Raaf, em parceria com a artista Barbara Visser, criou um novo conceito de escritório “do futuro” sem mesas e cadeiras, no qual as pessoas não precisam trabalhar sentadas.

Um protótipo do conceito, chamado The End of Sitting, está em exposição em Amsterdã. No modelo, os funcionários trabalham apoiados em esculturas de “pedra” e caminham para não ficar em uma mesma posição durante horas.

Em entrevista ao Fast Company, os designers da empresa argumentam que o escritório futurista possibilita uma vida mais saudável e ativa às pessoas. A proposta da inovação é fazer com que os funcionários se inclinem sobre as superfícies, colocando mais pressão nas pernas durante o dia.

Para transformar o conceito em realidade, estão sendo realizadas pesquisas, em parceria com a Universidade de Groningen (Holanda), sobre os efeitos da instalação no corpo humano. O estudo ainda não foi concluído, mas um dos resultados mostra que, após um dia de trabalho, as pessoas estão com a cabeça mais ativa e o corpo mais cansado.

A instalação está em exposição no Looiersgracht 60, uma galeria de arte e ciência de Amsterdã, na Holanda.

Veja mais imagens e assista ao vídeo:

Via Fast Company