Empresa formada por pesquisadores da USP inova na área óptica

21/10/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 17:26

Criar produtos que facilitem a vida de quem tem problemas visuais motivou o médico oftalmologista e pesquisador José Américo Bonatti a juntar-se a outros doutores e pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e fundar a Bonavision Auxílios Ópticos.

A empresa lançou recentemente um inovador equipamento que captura e apresenta imagens e sons em tempo real.

A Câmera de Documentos CDZ-140 é uma mesa de visualização que captura, amplia e transmite imagens, podendo ser usada no controle de qualidade de produção, impressão, ampliação de imagens em medicina forense, produção de materiais que exigem precisão, como a fabricação de circuitos, colagens e tecelagem, entre outros.

O projeto foi desenvolvido por meio dos programas Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI), ambos da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Os primeiros produtos desenvolvidos pela Bonavision foram as lupas de apoio ergonômicas, que apresentam um design único, tornando-as mais práticas de usar. Na sequência, a empresa desenvolveu uma prancha de leitura acoplada à lupa, produto inédito que possibilita ao usuário acompanhar uma linha horizontal para leitura de um texto sem fadiga muscular.

Confira esta e outras histórias no blog da HSM