Empresa liga quem precisa receber livros a quem precisa doar

23/06/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:10

Para integrar quem precisa doar e quem precisa receber livros, disseminando o acesso ao conhecimento, foi criada a Eh Aqui Doações.

A empresa recebe os livros por meio de doações espontâneas ou campanhas pontuais de pessoas físicas e empresas, faz a triagem do material e encaminha a todos que tenham dificuldade em adquiri-los, incluindo bibliotecas e ONGs de todo o Brasil.

Empresa integra quem precisa receber livros a quem precisa doá-los
Empresa integra quem precisa receber livros a quem precisa doá-los

Desde a sua criação, a Eh Aqui Doações já distribuiu mais de 22,3 mil livros em mais de 40 cidades de oito Estados brasileiros. Localizada em São Paulo, a companhia entregou 4.000 publicações na região sul do Amazonas somente neste mês.

“Com as obras em mãos, realizamos a triagem do material recebido e o encaminhamos a locais que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social”, explica Lucia Junqueira Franco Toledo, presidente da Eh Aqui Doações.

A coleta de 30 ou mais unidades (com exceção de didáticos) pode ser feita na casa dos doadores. “Muitas pessoas têm materiais que podem ser doados, mas a entrega do mesmo pode gerar certo entrave. Por isso, a Eh Aqui Doações recolhe livros em residências localizadas na capital paulista e na região metropolitana”, diz.

A empresa também apadrinha projetos de grupos. Por exemplo, quando alunos que estão prestes a se formar se mobilizam para uma doação, a ação recebe o nome da turma e da universidade.

Empresa integra quem precisa receber livros a quem precisa doá-los
Empresa integra quem precisa receber livros a quem precisa doá-los

Há outras frentes de atuação, como criação ou organização de bibliotecas corporativas. “Fazemos o levantamento do espaço, destacamos todas as necessidades para o projeto de criação ou reforma da área em que ficarão os livros e cuidamos da curadoria das obras literárias”, afirma a presidente.

A Eh Aqui Doações também desenvolve projetos e campanhas de investimento de marca alinhados aos objetivos sociais de cada parceiro.