Empresária ajuda a profissionalizar 800 camelôs em Porto Alegre
Quem anda pelos corredores do Pop Center, centro popular de compras de Porto Alegre, mal pode imaginar as condições nas quais esse quase 800 camelôs trabalhavam antes da criação do shopping. Eles vendiam suas mercadorias nas ruas do centro da capital gaúcha, onde sofriam com a falta de segurança, abrigo e limpeza. Se antes a realidade dessas pessoas era repleta de condições precárias, hoje as estimativas apontam que elas faturam cerca de R$ 10 milhões reais em vendas ao mês e fazem parte de um reconhecido projeto de sucesso em empreendedorismo social.
Elaine Deboni, 58 anos, diretora institucional do Pop Center, é a profissional por trás dessa mudança. Ela que idealizou e geriu uma das principais boutiques de luxo do sul do Brasil e foi essa bagagem que levou para a direção do shopping popular, onde ajudou a transformar a vida de 800 famílias.
Hoje tratada como “madrinha” pela maioria dos comerciantes, Elaine dedica algumas horas diariamente em conversas com os lojistas para saber como vão os negócios e a família. A relação é bastante amistosa, mas nem sempre foi assim. O shopping surgiu de uma iniciativa da prefeitura de Porto Alegre em uma parceria público-privada e vislumbrava apenas abrigar os camelôs da cidade em um prédio onde eles pudessem trabalhar de forma mais segura e organizada.
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No início, os ambulantes foram resistentes, pois não queriam deixar as ruas, e muitos protestos marcaram o início das operações do Pop Center. Mas foi nesse período de resistência, no qual a empresária ocupava a direção administrativa do centro de compras, que ela percebeu que havia uma oportunidade de mudar a trajetória desses comerciantes. Percebeu que a questão toda era que os ex-camelôs não se viam como empreendedores e que, com formação, incentivo e estratégias criativas de marketing, tudo poderia mudar.
Foi aí que Elaine reuniu esforços para oferecer qualificação e treinamento profissional para os lojistas. A empresária organizou palestras com a Receita Federal, Sebrae e a ADVB (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing), além de ter trazido para o PopCenter o Senac, para que um centro educacional de grande porte ficasse próximo aos lojistas. Elaine também fez uma imersão no Disney Institute nessa época, para entender melhor a gestão de grandes públicos, o que foi decisivo para o sucesso do empreendimento. O resultado é que o Pop Center se tornou um grande projeto reconhecido e premiado por instituições como FGV (Fundação Getúlio Vargas), IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), ADVB (Associação Brasileira de Vendas e Marketing ), entre outros.
Os números do Pop Center impressionam. É um dos principais centros de compras de Porto Alegre, onde, segundo estimativas, muitos lojistas já vendem 1.000% a mais do que vendiam quando eram camelôs. O shopping conta atualmente com 760 lojistas, e, de acordo com uma pesquisa encomendada pela administração, tem uma média de 1,2 milhão de clientes ao mês.