Empresas usam containers como alternativas sustentáveis
O tema sustentabilidade ganhou importância no ramo empresarial, e hoje as empresas já perceberam a necessidade de preservar o meio ambiente e começaram a dedicar seu tempo e recursos para projetos com esse objetivo. O uso de containers aparece como uma das alternativas encontradas para tornar uma construção sustentável e tem sido usado em algumas empresas.
A Petinelli Engenharia e Consultoria Empresarial, especializada em construção sustentável, por exemplo, aderiu à estrutura para abrigar um dos banheiros do seu escritório, no bairro Rebouças, em Curitiba (PR).
Segundo um dos sócios-proprietários da Petinelli, o engenheiro João Vitor Gallo, optou-se pelo uso do container devido às características de reaproveitamento, impacto ambiental reduzido que a estrutura apresenta e agilidade de instalação.
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
- Empresa de marcenaria funda instituto social e aumenta em 88% a renda familiar de pessoas ajudadas
- Diadema recebe cinema itinerante sustentável e inclusivo
- Dezembro Verde: 5 cuidados que você deve ter ao adotar um pet
Além do módulo já ser considerado sustentável, a empresa desenvolveu um sistema “NetZero Água”, em que toda água utilizada pelo banheiro é tratada, potabilizada e reutilizada no próprio escritório.
Para o tratamento, todo esgoto do banheiro é canalizado e passa pelas seguintes fases: tratamento preliminar chamado de verme compostagem, onde todo material orgânico grosseiro é retido em uma cisterna enterrada para que as minhocas façam a decomposição da matéria orgânica.
Na mesma cisterna a água passa por camadas de bactérias e protozoários e é acumulada no fundo, até acumular volume suficiente para ser bombeada para um filtro anaeróbio recebendo o tratamento secundário.
Por gravidade a água é encaminhada a um sistema de zona de raízes ou wetlands também conhecido por Jardins Filtrantes onde as plantas fazem o tratamento terciário, capturam os nutrientes e inserem oxigênio à água purificando o efluente.
A água passa por filtros de poliuretano de cinco micras, carvão ativado e é recirculada em uma câmara que contém ozônio, peróxido de hidrogênio e lâmpada UV. Tornando a água 100% desinfectada, incolor e inodora atendendo padrões de balneabilidade para ser reutilizada nas descargas dos vasos e mictórios.
“O contêiner faz parte desse sistema sustentável implementado pela empresa, tendo em vista o pequeno impacto que gera no meio ambiente, se comparado a outros tipos de construção”, explica Pablo Castilho, gerente técnico e de projetos da Delta Containers.
A empresa também participou da execução e instalação de containers na Estação Sustentabilidade, um projeto da Prefeitura de Curitiba, que prevê que o cidadão leve o lixo reciclável que produz até o ponto de coleta. A Delta participa do projeto desde o seu início, em 2014, e até o momento já fez em torno de três unidades, que foram implantados nos bairros da capital.
O projeto faz parte do Sistema de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis, que prevê a implantação, nos próximos anos, de pelo menos uma estação em cada um dos 75 bairros de Curitiba.