Encontro de mulheres resgata relação do feminino com a natureza
Nem moda, nem dietas, nem dicas para manter o relacionamento mais “quente”. O que o Encontro de Mulheres Conscientes propõe é a união das mães, jovens e anciãs em torno de uma conversa que busca restabelecer qual o significado do papel feminino dentro do contexto atual.
O evento que acontecerá no dia 23 de agosto, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, tratará de temas sobre a relação das mulheres com a preservação da natureza e o significado do “sagrado feminino” sob a ótica dos povos nativos.
“O círculo das mulheres existe desde o começo dos tempos, onde nossas ancestrais se reuniam para orar, meditar e cantar”, conta Laura Torres, organizadora do encontro. “Elas entendiam sua natural conexão com a mãe terra e como isso fortalecia seus laços de irmandade, os conhecimentos de seus povos e trazia harmonia para a comunidade”, conta.
- Julho no Sesc Santo André: programação está recheada de atividades para agitar o período de férias
- Elza Deusa Soares
- ‘Terreirão do Reduto’ faz roda no Dia das Mulheres
- Vanessa da Mata e Orquestra Heliópolis se apresentam dia 15
Formada em cinema, com especialização em animação digital, Torres, que também é professora de yoga, diz que a inspiração para a realização desse projeto vem da necessidade que sente das mulheres se reencontrarem e resgatar sua posição como guardiã da natureza.
“É uma responsabilidade muito grande que esquecemos. A natureza nos dá tudo, nos sustenta e temos que no mínimo reconhecer e retribuir”, diz.
No sábado, a celebração contará com feira de trocas e venda de produtos ecológicos, cerimônias ancestrais, cantos indígenas, dança, pic nic vegetariano e bate papo.
“Encontros como esse mudam a percepção sobre o mundo. Há um despertar da concepção sagrada do feminino que nos torna automaticamente ativistas protetoras dos animais, das plantas e sementes. Passamos a nos enxergar como guardiãs da vida”, afirma Torres.