Enfermeira virtual monitora pacientes com doenças crônicas

A falta de profissionais da saúde é um fator preocupante em muitos países em desenvolvimento. Na esperança de ajudar a melhorar este cenário,  a startup norte-americana Sense.ly lançou um dispositivo que promete auxiliar pacientes que continuem a receber os cuidados médicos mesmo em casa.

A empresa criou a enfermeira virtual Molly, que oferece atendimento de qualidade aos pacientes e consultas sobre determinados temas. O serviço está disponível para pacientes que sofrem de doenças crônicas como insuficiência cardíaca e diabetes.

O serviço é personalizado e utiliza um sistema de reconhecimento de voz (Foto: Divulgação)

Para utilizar o serviço é preciso fazer um cadastro no site da startup. A plataforma, em seguida, cria um plano de cuidados personalizados com base nos registros médicos do paciente e necessidades individuais.

O paciente pode seguir o tratamento prescrito remotamente a partir de uma consulta periódica com a enfermeira virtual. O serviço está disponível tanto para o computador, como para o smartphone. A plataforma também possibilita o médico acompanhar o paciente remotamente.

A tecnologia alerta automaticamente os prestadores de cuidados médicos caso o paciente apresente sintomas preocupantes. O serviço é gratuito. Basta se inscrever no site.