Engenheira educa mulheres para trabalho em oficina mecânica
A engenheira Patrice Banks compartilha seu conhecimento, gratuitamente, em cursos mensais voltados a mulheres. Ela atua na Girls Auto Clinic –uma oficina onde quem manda são elas.
“Há certas coisas sobre carros que toda pessoa precisa saber”, diz Banks às suas alunas. “Uma delas é o ano, a marca e o modelo.”
Nem sempre as experiências deram certo para ela. “Eu tinha medo de mecânicos. Eu esperava até o último momento para fazer reparos. A seis anos atrás, eu postei: ‘Meu carro precisa de troca de óleo, mas, em vez disso, estou indo fazer as unhas.’ E fui.”
- Projeto forma vítimas de violência doméstica para trabalhar na construção civil
- Cia. Estrela D’Alva de Teatro promove oficinas gratuitas de escrita para mulheres em Santo André
- A vida das mulheres no Catar sob o olhar de uma brasileira
- Pedro Sampaio diz que se sente livre para sair com homens e mulheres
“É uma cultura arraigada a crença de que mulheres não entendem de carros”, acredita Banks. “Você é ensinada desde cedo que isso ou aquilo é para homens fazerem.”
Cansada de se sentir enganada quando levava o automóvel à oficina, ela voltou à escola, estudou para ser técnica na área e “estagiou” de graça em fins de semana –uma verdadeira conquista, já que estabelecimentos desse tipo são dominados por homens. Nos Estados Unidos, elas correspondem a menos de 2% nas oficinas.
Foi quando Banks concebeu o projeto da Girls Auto Clinic. A ideia também é livrar as mulheres da intimidação que sentem quanto ao tema, e mudar a maneira de homens e mulheres se relacionarem na área.
A questão é se sentir bem em relação ao seu carro, costuma dizer a engenheira. “Mude o relacionamento que você tem com ele. Eu me senti tão bem quando fui capaz de trocar as lâmpadas do carro pela primeira vez”, recorda. “Foi como se eu fosse uma vencedora. Não me sentia mais derrotada por isso.”
Com informações da CBS