Engenheiro investe em novas tecnologias para cadeirantes
Por Lidi Ferreira, da ProjectHub
O engenheiro Julio Oliveto desenvolveu um sistema de motorização capaz de ser instalado em qualquer cadeira de rodas manual e transformá-la em um triciclo elétrico.
A ideia do Kit Livre, nome do protótipo, surgiu quando Oliveto iniciou seu mestrado em Engenharia Mecânica na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), em 2009. “Busquei desenvolver o ‘Kit’ por me identificar com a área de Tecnologia Assistiva’’, diz o empresário.
- Dia das Crianças: 15 hotéis e resorts para viajar com os pequenos
- Quanto custa uma viagem para a Chapada do Veadeiros em Goiás
- Os 4 melhores lugares para viajar em agosto de 2024
- Parques aquáticos próximos a SP para fugir do calorão
O projeto levou mais de três anos para sair do papel. Após vencer o prêmio Santander de Empreendedorismo em 2014, Oliveto decidiu investir na produção do Kit Livre em escala.
“Posso usar de minha criatividade, trabalho e perseverança em prol da inclusão efetiva de uma parcela da população’’, comenta Julio.
A fabricação de cada Kit é feita por encomenda e leva, em média, 30 dias para ser entregue. Segundo o empresário, já existem mais de 150 triciclos motorizados em pelo menos 14 Estados do país, e até fora do Brasil.
Além de facilitar a locomoção do cadeirante, os Kits são ajustáveis às necessidades do usuário. Assim, pessoas com baixa mobilidade nos braços e mãos podem acelerar e frear o triciclo com as pernas e vice-versa.“Trabalho focado em proporcionar liberdade, alegria e felicidade”, afirma Oliveto. “O sorriso livre é a nossa grande proposta de valor’’.
Os triciclos permitem uma autonomia média de 25 km, podem chegar a 20 km/h e suportam usuários de até 150 kg. A compra pode ser feita pela loja online do Kit Livre e também pelos sites das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.
Veja mais imagens do Kit Livre: