Ensaio com bolas de futebol conscientizam sobre poluição

Em dezembro de 2013, a artista britânica Mandy Barker fez um pedido estranho em suas páginas nas redes sociais: ela queria que as pessoas recolhessem as bolas de futebol encontradas em praias e as entregasse.

Quatro meses depois de seu misterioso pedido, Barker acumulou 992 bolas de futebol doadas por 81 pessoas de 41 países diferentes de 144 praias ao redor do mundo. Observando que, além de um grande acúmulo de resíduos, as bolas reuniam uma variedade incrível de animais selvagens e marinhos –um formigueiro e uma família de caranguejos–, indignada, resolveu fazer um ensaio de fotos impressionante para alertar a população desse desperdício de lixo no oceano.

Chamado de Penalty, a ideia principal das fotos é aumentar a conscientização sobre a poluição marinha de plástico nas praias ao redor do mundo. Dispostas contra fundos negros, as bolas coloridas se assemelham a galáxas de resíduos.

Além das coleções, ela retratou 32 bolas de futebol individuais para servir como retratos dos resíduos dos países de onde foram coletadas.