Escola em Roraima incentiva crianças a preservar ambiente

Os gestores, funcionários e alunos da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, no bairro Nova Cidade, zona oeste de Boa Vista (RR), pensaram em uma forma sustentável de reutilizar a água das centrais de ar na irrigação da horta, jardins e ainda na limpeza da instituição de ensino. O objetivo é contribuir com a preservação ambiental por meio do reuso do recurso.

Nascia o projeto “Desenvolvimento sustentável nos jardins e horta da escola”, iniciativa que foi apresentada na quinta-feira, 27 de agosto, durante uma Feira de Ciências realizada na unidade escolar.

Projeto é realizado em uma unidade escolar da zona oeste de Boa Vista (Foto: Divulgação/PMBV)

Segundo informações do portal G1, o projeto surgiu a partir da parceria entre monitores do ‘Mais Educação’, ‘Escola Aberta’, gestores, funcionários e os alunos do 3º ao 5º ano matutino e vespertino da unidade.

Como a unidade possui 17 centrais de ar, foram improvisadas também 17 sistemas canalizadores com reservatórios que captam em média 15 litros de água por dia.

No decorrer da semana, os professores de Educação Física no horário da aula, com auxílio dos assistentes de alunos, ficam responsáveis por reutilizar a água dos depósitos canalizados para regarem o jardim, o gramado e os vasos das plantas que se encontram nos corredores da escola. A horta fica sob responsabilidade dos alunos do ‘Mais Educação’ e aos finais de semana com os monitores do ‘Escola Aberta’.

Via Portal EcoD