Escola no Japão usa água da chuva para crianças brincarem
As brincadeiras ao ar livre fazem parte da infância, independente do clima. Banhos de mangueira, de lama ou simplesmente criar um castelo de areia são momentos mágicos que ficam registrados para sempre na vida da criança.
Uma pré-escola no Japão resolveu inovar oferecer aos alunos uma interação maior com essas brincadeiras de infância.
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
A Dai-Ichi Yochien, localizada na cidade de Kumamoto, região sul do país, criou em seu pátio um enorme e limpo lago abastecido com água da chuva, que garante momentos refrescantes de pura diversão aos alunos.
O projeto foi realizado pela Youji No Shiro, uma empresa de arquitetura e design de interiores que pensa em espaços onde a criança possa se expressar livremente.
O pátio desenvolvido pelo arquiteto Hibino Sekkei permite que, em dias secos, possa ser usado para a prática de esportes, transformando-se, por exemplo, numa quadra de badminton ou softball –esportes tradicionais no país– e nos dias de inverno, numa pista de patinação.
São soluções como esta que repensam a grade de atividades escolares; dias chuvosos não são mais motivos para ficar dentro da sala de aula. O espaço promove uma reestruturação no plano de ensino, deixando-o mais flexível e desafiando os educadores a interagir com o espaço.
Via Hypeness