Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Escola oferece cursos de tecnologia gratuitos para mulheres

Skill Lab criou programa que visa incentivar a entrada de mulheres no mercado de TI

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A Skill Lab Brasil está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos inteiramente desenvolvidos para mulheres. A iniciativa busca reduzir a desigualdade de gênero no mercado de tecnologia. Não é preciso ter conhecimento para participar.

Dos mais de 580 mil profissionais no país, apenas 20% são mulheres, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Escola oferece cursos de tecnologia gratuitos para mulheres
Crédito: Jay Yuno/iStockEscola oferece cursos de tecnologia gratuitos para mulheres

Com 48 horas de duração cada, os cursos — Introdução à Análise de Dados e Introdução à Programação Web– serão transmitidos online e 100% ao vivo, sendo ministrados em dois dias por semana, à noite, com três horas por aula.

Cada curso terá somente uma turma, com no máximo 60 alunas. A Skill Lab está em busca de patrocinadores para viabilizar a formação de novas turmas.

“Nosso objetivo é apresentar às mulheres o mundo de tecnologia e programação, como forma de incentivar sua inserção nesse mercado de trabalho”, diz Priscilla Mariano, diretora acadêmica da escola.

Os cursos foram pensados exclusivamente para o público feminino. O de Introdução à Análise de Dados, por exemplo, fará com que as alunas entendam conceitos fundamentais de programação em computadores e como dar os primeiros passos para construir um algoritmo. Serão apresentados os conceitos básicos da linguagem Python e sua aplicação em atividades práticas.

As alunas aprenderão ainda sobre as principais técnicas e ferramentas utilizadas para a estruturação de dados e como aplicá-los em atividades reais. Com o curso, as participantes terão a oportunidade de criar um portfólio que pode ser a chave para suas inserções no mercado de trabalho em diversas profissões como back end developer e cientista de dados, por exemplo.

Já no curso de Introdução à Programação Web, as alunas conseguirão desenvolver as principais habilidades e técnicas exigidas pelo mercado nessa área. Com foco no front-end, seu objetivo é fazer com que as participantes consigam utilizar técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de sites modernos e interativos. As alunas irão aprender conceitos de HTTP, HTML5 e CSS3, além de JavaScript. O foco é colocar mão na massa, promovendo um aprendizado prático.

Os cursos não estabelecem nenhum pré-requisito. Mesmo mulheres que nunca tenham tido contato com linguagens computacionais conseguirão criar seus primeiros projetos ao longo do período. As aulas começam nos dias 29 e 30 de março, e as interessadas devem se inscrever em: https://skilllabbrasil.com.br/mulheres. As inscrições serão aceitas até dia 20 e os resultados serão divulgados em 23 de março.

Compartilhe: