Escola cria projeto sobre relações com a natureza e a cultura

Ação de escola é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação

24/07/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:24

Desde o início deste ano, o CEI (Centro de Educação Infantil) Parque Fongaro, na zona sul da capital paulista, está desenvolvendo o projeto “Currículo da Infância: Relações das Crianças com Saberes da Natureza e da Cultura”.

Escola em São Paulo cria projeto sobre relações infantis com a natureza e a cultura
Escola em São Paulo cria projeto sobre relações infantis com a natureza e a cultura

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.

O programa surgiu com a elaboração e o desenvolvimento de uma horta na escola, no ano passado. Já em fevereiro deste ano, o projeto foi batizado e a primeira atividade com as crianças aconteceu –o plantio de podocarpos (pinheiro-bravo).

A partir daí, uma série de ações foi desenvolvida com os pequenos, como o plantio de alface e girassol na horta, a construção de um jardim na entrada do colégio e a observação da evolução da lagarta até se tornar borboleta.

Escola cria projeto sobre relações infantis com a natureza e a cultura
Escola cria projeto sobre relações infantis com a natureza e a cultura

“Essas atividades com a natureza possibilitam às crianças o desenvolvimento de habilidades físicas, afetivas e sociais, além de favorecer a criatividade mais pura no ser humano”, afirma a coordenadora pedagógica Ana Lúcia Coelho. Segundo ela, os alunos estão tendo experiências diretas com a natureza e, a partir delas, extraindo lições importantes para a vida. “Favorece ainda a nós, adultos, retomar o contato com a criança que um dia fomos e que esquecemos, permitindo um olhar mais atento às experiências infantis.”

Também foi programada a festa Anama, que em tupi-guarani significa “família” ou “pertencimento”. O intuito foi o de estimular a convivência entre as crianças, suas famílias e todos da escola.

Com informações da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo