Escrever anotações à mão é a melhor forma de se lembrar

Está em uma reunião importante da empresa? Pegue uma caneta. Pessoas que escrevem notas à mão se lembram do conteúdo melhor do que aqueles que as digitam, segundo estudo das universidades de Princeton e da Califórnia, nos Estados Unidos.

O estudo, realizado com cerca de 300 estudantes, comparou resultados daqueles que anotaram à mão as informações com os que digitalizaram durante 15 minutos do TED Talks. Divididos em dois grupos, ambos recordavam o assunto do debate meia hora depois. Porém, aqueles que escreveram foram mais eficientes ao lembrar de conceitos.

Os pesquisadores dizem que, ao digitar, torna-se fácil para as pessoas anotar na íntegra o que o orador está dizendo, sem realmente ter refletido muito sobre o assunto. Ao escrever as notas à mão, exige-se uma escuta da informação que está sendo dita e, em seguida, resumi-las com suas próprias palavras.

Para comprovar o resultado, foi realizada uma prova depois de uma semana da aplicação da pesquisa. O resultado não poderia ser diferente: os alunos que escreveram suas notas  tiveram melhor desempenho tanto em questões de compreensão conceitual, como de conteúdo factual.