Especialista lança manual para socorrer ONGs   

O momento é crítico para o terceiro setor. “O modelo de financiamento atual das ONGs não necessariamente irá perdurar, e, a cada dia, a competição por recursos aumenta”, exigindo que os gestores façam mais com menos, avalia José Alberto Tozzi, um dos maiores especialistas na área.

“E as organizações, que já competem por recursos privados, passarão a competir por recursos públicos também a partir da vigência da lei 13.019/14, que exige o procedimento de chamamento público para transferir aportes financeiros da administração pública para ONGs”, pontua.

Para auxiliá-las no seu maior desafio, a sustentabilidade, que exige que as organizações se tornem cada vez mais competitivas na captação e aplicação dos seus recursos, de forma eficiente e com resultados sociais, Tozzi lança nesta quinta-feira o livro “SOS da ONG”.

Trata-se de um guia de gestão para organizações do terceiro setor, em que são abordadas, de forma didática, do estatuto à execução dos projetos. Num anexo, estão os 10 passos para começar uma ONG: a ideia; o levantamento de dados; o cronograma; o startup; o estatuto social; a assembleia de fundação; o registro em cartório; o CNPJ; o CCM; e títulos, registros e qualificações.

SERVIÇO

O quê: lançamento do Livro “SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor” (Editora Gente, R$ 29,90, 160 páginas)
Quando: 22 de outubro, a partir das 19h.
Onde: Livraria da Vila, à rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros

Por QSocial