Aos 11, menina usa espigas de milho para criar filtro de água
Da mesma forma que um filtro tradicional retira partículas estranhas de sua água, a geringonça criada por Lalita Prasida Sripada Srisai, de 18 anos, usa espigas de milho para purificar a água suja que pode ser encontrada em muitas partes do mundo.
A garota teve a ideia ao fazer suas longas caminhadas em seu país natal, a Índia, onde quilos de espigas de milho secas podem ser vistas na beira de estradas. Ela começou a testar seus métodos em 2011, quando tinha apenas 11 anos de idade.
Srisai acredita que poderia comercializar o dispositivo para os agricultores como uma maneira barata de se manterem saudáveis. O filtro de espiga de milho remove 80% dos contaminantes, incluindo detergentes, óleos e outras partículas –filtros tradicionais removem 99%.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
A invenção de Srisai ganhou o Prêmio Impacto Comunitário da Scientific American na Google Science Fair do ano passado. A feira Google Science Fair é um evento em que 15 finalistas mundiais de 13 a 18 anos criam seus projetos na sede da gigante da tecnologia, na Califórnia, para que juízes e o público em geral vejam.
O Quem Inova está apresentando, diariamente, o talento de crianças e adolescentes que conceberam as descobertas mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo. Já mostramos, por exemplo, o trabalho de uma jovem de 16 anos que desenvolveu um plástico a partir de casca de banana. Você também já conheceu a adolescente Paige Brown, uma menina dos Estados Unidos considerada a “MacGyver do Maine”. Brown criou um método barato e efetivo de purificar água e, potencialmente, limpar córregos poluídos.
Com informações do Business Insider