Estilista cria heroína para inclusão de deficientes no mundo das HQs
A estilista Juliana Santos se considera uma fênix e se prepara para lançar um gibi liderado pela super-heroína "Ju Sem as Mãos"
Com uma trajetória marcada por superação, a estilista Juliana Santos se considera uma fênix e se prepara para lançar um gibi liderado pela super-heroína “Ju Sem as Mãos”, que compartilhará histórias de realização e conquistas de deficientes bem-sucedidos.
A personagem principal dos quadrinhos, com assinatura do cartunista Gabriel Rodrigues, passou por uma bola de fogo e ganhou poderes especiais, passando a transformar a vida de quem estava ao seu redor.
“Fui jogada no fogo e do fogo renasci. E sempre que a vida me joga de novo eu renasço mais forte e resiliente. Desistir nunca foi uma opção para mim. Aos quatro anos tive queimaduras em várias partes do corpo, perdi os dedos da mão esquerda e dos pés. Minha mãe biológica me abandonou no Hospital de Queimaduras, e fui adotada ainda no hospital por uma família maravilhosa. Sofri bullying na infância e adolescência, mas sempre fui incentivada a lutar por meus sonhos e objetivos, a não desistir”, conta Juliana, que é reconhecida no país pelos vestidos de noiva que assina.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
Para dar visibilidade ao projeto e conseguir uma editora para publicar sua obra, a estilista decidiu contar suas histórias por meio do humor e de vídeos curtos no TikTok @jusemasmaoss, onde acabou criando a série “Peripécias da Ju”.
Com um rápido crescimento – de 35 mil seguidores em maio para 160 mil hoje, e vídeos com mais de um milhão de visualizações, ela tem atingido crianças e adolescentes que se identificam e se sentem mais confiantes para lidar com as suas deficiências.
“Quero mostrar que pessoas com deficiência são iguais a qualquer pessoa. Mesmo com nossas limitações, temos muito a oferecer e só queremos ser tratados com respeito. E, como mãe, acredito que podemos mudar a educação a partir de nossas crianças. O gibi será, principalmente, para as crianças com deficiência se verem e se sentirem representadas”, reforça a estilista, que é mãe de Miguel (7), Pérola (4) e Aurora (1).
Squad
O gibi também trará a história de Milena Struck, eleita Miss Universo Infantil 2019, e que possui agenesia de antebraço, e de outras pessoas reais que são inspiradoras e buscam a inclusão.
“Amo esse mundo de super-heróis, principalmente o fato de que eles têm sempre uma identidade secreta, de uma pessoa comum, e que lutam para defender o mundo e ajudar outras pessoas. Por que não pessoas com deficiência também? Afinal, é por isso que lutamos: para que nos vejam acima de nossas deficiências. A minha família me ensinou a superar as adversidades e retirar o melhor de cada obstáculo”, afirma Juliana Santos.
Produtos personalizados
Para dar vida ao projeto “Ju Sem as Mãos”, a estilista tem aproveitado o seu dom para criar produtos com renda 100% revertida ao projeto. Ela tem desenvolvido tênis e camisetas customizadas para levantar o valor inicial necessário para finalizar a primeira edição do Gibi.
“A sinergia com o Gabriel (cartunista) foi enorme. Ele entrou de cabeça no projeto e desenvolveu essa super-heroína que trará tantas boas histórias para motivar crianças e jovens deficientes, além de ajudar as próximas gerações a terem um olhar de respeito, compaixão e igualdade em relação ao próximo, seja ele como for”, destaca Juliana Santos.
Os produtos assinados pela estilista Juliana Santos podem ser comprados diretamente no Instagram e TikTok.