Estilista português cria coleção com ajuda de meninas com câncer

O estilista português Filipe Faísca resolveu inovar na criação da coleção primavera-verão-2015. Ele convidou um grupo de meninas com câncer para desenvolver as peças.

O resultado foi apresentado na noite de ontem durante o ModaLisboa, principal evento de moda em Portugal, com o grupo apresentando na passarela as roupas que criaram.

Todos os anos os organizadores do evento propõem um tema. O da edição deste ano foi “Curiosier”, que pretendeu homenagear a curiosidade pelo inédito da história “Alice no País das Maravilhas”.

O estilista Filipe Faísca com o grupo de meninas que ajudaram a criar a coleção primavera-verão2015

O estilista decidiu mostrar seu lado mais solidário com a coleção “Darling”, desenvolvida em colaboração com a Fundação Rui Osório de Castro (FROC), que cuida de crianças com câncer.

A coleção, batizada de “Darling” foi criada com ajuda de nove meninas, com idades e entre 6 e 16 anos. Oito delas estão em fase de tratamento no Instituto Português de Oncologia.

O estilista levou o grupo a seu ateliê em Lisboa em das ocasiões. Na primeira ele pediu que elas desenhassem sobre o tema Amor e ensinou-lhes o que é um padrão e um tecido estampado. Mas só depois dos desenhos estarem prontos é que revelou que iriam ser usados na coleção.

De acordo com a FROC, “a iniciativa teve como objetivo apelar à vertente criativa e feminina das nove meninas, proporcionar momentos de distração e de bem-estar emocional e, simultaneamente, sensibilizar para a causa da oncologia pediátrica”.