Estudante cria aparelho para medir ondas em campeonato de surfe
Um aluno da 4.ª série de engenharia eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveu um aparelho inédito para medir ondas em campeonatos de surfe. O Big Waves Triangulation System, criado por Lucas Castro, de 23 anos, será testado pela primeira vez na temporada de ondas grandes em Nazaré, Portugal.
O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa de seu pai, a Sawaya Sports Performance, foi apresentado para os atletas profissionais Carlos Burle, Felipe Cesarano e Maya Gabeira.
“O objetivo é reduzir ao máximo o erro nas medidas para poder utilizá-lo nas competições mundiais de ondas grandes”, conta Lucas.
- Surfe em Nazaré: a capital mundial das ondas gigantes
- As 10 melhores praias para surfar no Brasil
- Empresa cria recifes artificiais para prática de surfe no litoral do Rio
O BWTS utiliza um módulo eletrônico que vai na prancha do surfista. Uma câmera fotográfica de alta qualidade faz a captura do atleta ao longo do percurso na onda. Após ter surfado a onda, as imagens e os dados obtidos no módulo são descarregados em um programa de computador para processamento. Com isso, os engenheiros conseguem medir com mais precisão os tamanhos das ondas.
Segundo ele, o conhecimento adquirido nas aulas foi fundamental para que ele elaborasse o projeto. “Conceitos de geometria analítica, computação e física foram utilizados para aplicar a engenharia eletrônica no sistema de medição de ondas”, comenta o estudante.