Estudantes criam dispositivo que promete amenizar dor de vacinas

De acordo com uma pesquisa do ‘Journal of Family Practice’, 20% dos norte-americanos tem fobia de agulhas. Os números representa um grave problema na saúde pública, uma vez que, ao não tomar vacinas, muitas pessoas não tomam cuidados básicos para evitar a contração de algumas doenças. Neste sentido, dois estudantes norte-americanos do curso de ciências de computação da Universidade de Rice desenvolveram um dispositivo que promete eliminar a sensação e dor das vacinas.

O chamado ‘Comfortably Numb’ é uma pequena tecnologia 3D que inclui uma agulha hipodérmica que, quando inserida dentro da pele de um indivíduo, libera água e nitrato de amônio para amenizar a picada. O metal do dispositivo junto aos ingredientes anestesiadores ajuda a resfriar a pele rapidamente, fazendo com que o paciente não sinta dor alguma.

O dispositivo é rápido, eficiente e descartável. Recentemente, a invenção ganhou o Desing Award e uma patente do provisória do projeto está sendo trabalhada pelos alunos. A ideia é lança-lo no mercado em dois anos.