Estudantes criam intervenção urbana para impactar cidadania

O grupo, junto com o grafiteiro Felipe Feitosa, criou um mural na Praça Morungaba

23/12/2019 10:10

Muito se fala sobre a revolução da educação e o ensino por projetos onde o aprendizado deve extrapolar os conteúdos estudados e ir além dos muros da escola, causando um impacto no mundo real. Quando o estudante consegue fazer essa ponte é o momento em que a essência do aprendizado é consolidada e os estudantes do Grade 5 da Escola Concept de São Paulo fizeram essa conexão ao realizarem uma intervenção urbana.

 Painel criado pelos alunos do Grade 5 da Escola Concept de São Paulo
 Painel criado pelos alunos do Grade 5 da Escola Concept de São Paulo - Carolina Ursulino, Ana Carolina Laet e André Vasconcellos

Ao estudarem sobre a desigualdade um dos questionamentos que surgiu era como criar uma maneira onde todos possam ter acesso à arte, à música, ao teatro, à dança, entre outras tantas expressões culturais. Com esse questionamento guiando a curiosidade e com o apoio dos educadores, os estudantes começaram a notar manifestações culturais a que todos tinham acesso – artes de rua.

 Cada estudante criou um desenho para grafitar no espaço urbano, além dos muros da escola
 Cada estudante criou um desenho para grafitar no espaço urbano, além dos muros da escola - Carolina Ursulino, Ana Carolina Laet e André Vasconcellos

Nesse momento eles fizeram conexões e compreenderam a importância das manifestações culturais que acontecem aos domingos na Avenida Paulista, onde moradores de rua, transeuntes e moradores dos Jardins assistem ao mesmo ato circense, escutam a mesma música ou assistem a uma performance teatral. Todos juntos. Coabitando o mesmo espaço. Rindo das mesmas piadas. Se sentindo acolhidos pela música que toca a alma. Ali, naquele momento, as diferenças se esvaem e a desigualdade, por um breve momento, inexiste.

 Muito se fala sobre a revolução da educação e o ensino por projetos que vão além dos muros da escola, causando um impacto no mundo real
 Muito se fala sobre a revolução da educação e o ensino por projetos que vão além dos muros da escola, causando um impacto no mundo real - Carolina Ursulino, Ana Carolina Laet e André Vasconcellos

Tocados com essa oportunidade de acabar com a desigualdade, nem que seja por um breve espaço de tempo, os estudantes queriam deixar sua marca e confortar aqueles com menos oportunidades que eles. Foi então que nas aulas de artes eles começaram a estudar sobre o grafite e as mensagens que eles passam. Focados nisso, cada estudante criou um desenho para grafitar no espaço urbano, além dos muros da escola.

 O grupo, junto com o grafiteiro Felipe Feitosa, criou um mural na Praça Morungaba.
 O grupo, junto com o grafiteiro Felipe Feitosa, criou um mural na Praça Morungaba. - Carolina Ursulino, Ana Carolina Laet e André Vasconcellos

Assim, em novembro, os estudantes, com o apoio da AME Jardins, do Instituto Jardins da Infância e junto com o grafiteiro Felipe Feitosa, criaram um mural com suas artes na Praça Morungaba. Segundo os próprios estudantes, poder ser parte da construção de algo que impacta a sociedade positivamente dá uma sensação de pertencimento e de cidadania.

Por: Carolina Ursulino, da Escola Concept de São Paulo