Estudantes criam jogo para recuperação de idosos vítimas de AVC

16/06/2016 00:00 / Atualizado em 07/05/2020 03:26

Um grupo de alunos do Colégio Poliedro, de São José dos Campos, no interior de São Paulo, desenvolveu um aparelho com tecnologia semelhante a um dispositivo Kinect  para auxiliar na terapia ocupacional e fisioterapia de pacientes vítimas de AVC, com dificuldades motoras ou demência.

O game está em fase de testes com os pacientes do Hospital REGER Geriatria.

A primeira fase do projeto é feita com um dispositivo de reconhecimento de gestos de alta precisão, chamado leapmotion. Por meio do equipamento, os movimentos das mãos e dos dedos do paciente são reproduzidos na tela do computador ou TV, permitindo criar exercícios mentais e motores.

Em termos financeiros, a tecnologia possui baixo custo para o tratamento. É necessário um computador de desempenho médio e o dispositivo de gestos, que custa cerca de US$ 90.

Os testes são realizados com a supervisão de uma terapeuta ocupacional do hospital. A fase inicial já vem demonstrando bons resultados, especialmente pelo próprio contato do idoso com os jovens.

Para os alunos envolvidos, descobrir novas tecnologias e ver o bem-estar dos idosos é muito estimulante.

A segunda fase do projeto prevê criação da “casa segura”, um sistema de sensores espalhados pela casa do idoso, que ainda tem autonomia, controlado por um smartphone, que avisará o idoso se ele esquecer um fogão ligado, lâmpada acesa ou torneira aberta ao sair de um cômodo para o outro, entre outras situações. Em caso de queda, alertas serão emitidos para os parentes ou cuidadores.

Já a terceira fase, ainda considerada uma possibilidade futura, seria a monitoria cerebral dos estímulos dos exercícios feitos pelos aplicativos, através de uma bandana com sensores.