Estudantes produzem livro em braille em impressora 3D
Grupo se sensibilizou com a história de uma menina cega e se uniu para elaboração da obra
Um grupo de alunos do Colégio Marista Glória, em São Paulo (SP), criaram uma história para ser transformada em um livro em braille, que será produzido em uma impressora 3D.
A iniciativa partiu de um dos alunos do infantil 4 que tem uma prima cega e percebeu que ela utilizava um sistema diferente para fazer a leitura. Os alunos produziram, com a colaboração do departamento de tecnologia educacional do colégio, um livro em braille sobre um menino chamado João que vai passear no parque, encontra um cachorro com a pata quebrada e o ajuda.
“Os projetos de investigação são utilizados para que as crianças sejam protagonistas de suas aprendizagens, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. A partir das curiosidades e discussões dos estudantes, é escolhido um tema para investigação”, explica a professora Catarina.
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- 16 cursos gratuitos online oferecidos pela Unicamp: veja lista
- Através da música e do esporte, instituto promove autonomia de deficientes visuais
- Plataforma da UFRGS oferece mais de 70 cursos gratuitos
Por meio da investigação, os alunos percebem o mundo, as relações que nele se estabelecem, e constroem conhecimentos. “Após compreenderem como é o sistema braille, eles passaram a produzir a história. Assim que o livro estiver pronto, o enviarão para a prima do colega de classe, que vive no Estado do Sergipe”, afirma a docente.
Cegueira afeta 39 milhões
Estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e constam no recente documento “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Apesar disso, o cálculo da entidade, baseado em índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de que 1.577.016 de indivíduos sejam cegos, o equivalente a 0,75% da população nacional.
O braille
Braile, ou braille, é um sistema que permite aos cegos ler e escrever. O método recebeu esse nome em homenagem a seu inventor, o francês Louis Braille.
O sistema braile, ou sistema de braille, é um código de 63 padrões de pontos, chamados de caracteres. Cada um deles representa uma letra, uma combinação de letras, uma palavra comum ou um sinal gramatical.
A pessoa os lê tocando-os levemente. Quando precedidas de um sinal de número, as dez primeiras letras do alfabeto são lidas como números.