Estudo conclui que café pode evitar volta do câncer de cólon
De acordo com um novo estudo feito por pesquisadores do Centro para o Câncer Dana-Farber de Boston, Massachusetts (EUA), consumir café diariamente pode reduzir a recorrência do câncer de cólon e aumentar as chances de cura da doença. Os resultados foram publicados no ‘Journal of Clinical Oncology‘.
A pesquisa acompanhou cerca de mil pacientes, todos eles tratados com cirurgia e quimioterapia de câncer colo-retal de grau 3. Ou seja, isso quer dizer que as células cancerosas invadiram os gânglios próximos do tumor, mas não avançaram mais. Os participantes responderam um questionário sobre sua dieta no começo do estudo, durante a quimioterapia e novamente um ano depois.
Os cientistas encontraram os maiores benefícios entre os pacientes que ingeriram quatro ou mais xícaras de café todos os dias – cerca de 460 miligramas de cafeína. “Estes pacientes tiveram 42% menos probabilidade de volta do câncer do que aqueles que não tomaram café e apresentaram 33% menos riscos de morrer de câncer ou de qualquer outra causa”, afirma o estudo.
- Ciência aponta relação entre covid-19 e regressão do câncer; entenda
- Câncer de pulmão: Anvisa aprova medicamento para estágio inicial da doença
- Estudo descobre que medicamentos comuns ajudam a reduzir o risco de demência
- A fruta que mexe com a psique e pode melhorar sua saúde mental em dias
Porém, consumir de duas a três xícaras de café por dia teve um efeito protetor modesto. Quando houve ingestão diária de uma xícara ou menos, o efeito foi praticamente nulo.
Via Exame