Estudo revela que personalidade negativa pode afetar balança
Jovens que têm uma visão negativa de seu próprio corpo são mas propensos a ganhar peso, revela um novo estudo norte-americano sobre a imagem que os adolescentes têm de si.
De acordo com um artigo publicado na revista “Psychological Science“, os adolescentes que não gostam do que enxergam no espelho correm 40% de risco a mais do que outros de se tornarem obesos antes de completar 30 anos de idade.
- Quer um dia mais produtivo? Saiba o que incluir no café da manhã
- Estudo revela impacto das mudanças de residência na depressão
- Estudo revela alimentos que podem aumentar o risco de diabetes
- Estudo revela descoberta surpreendente sobre jejum intermitente
A pesquisadora Angelina Sutin da Escola de Medicina da Universidade Estadual da Flórida, nos EUA, realizou uma pesquisa com cerca de seis mil jovens de 16 anos de idade e os acompanhou até completarem 28.
Sutin avaliou o índice de massa corporal (IMC) de cada um, como forma de avaliar se seu peso era saudável, e também fez perguntas como “o que você acha de si mesmo em termos de peso?”.
A pesquisa comparou participantes que se sentiam bem e outros que não gostavam do próprio corpo.
Ao fim do estudo, a pesquisadora percebeu que os adolescentes que equivocadamente pensaram que estavam acima do peso tiveram um risco maior de se tornarem obesos quando adultos.
Ela explica em seu artigo que é provável que esses adolescentes que se consideram acima do peso são mais propensos a se envolver em estratégias de dieta pouco saudáveis, como jejuns ou tomando laxantes.
O artigo ainda não está disponível na versão on-line.