Europeus criam biocimento fabricado por bactérias
Já imaginou morar em uma casa construída por bactérias? Mas não se assuste, não terá que conviver com elas vivas. Na Europa, engenheiros desenvolveram uma tecnologia capaz de fabricar biocimento a partir da fermentação criada por um tipo de bactéria que vive no solo (Sporosarcina pasteurii).
Cultivada em uma mistura de ureia e nutrientes a uma temperatura de 30ºC, as bactérias se desenvolvem e aumentam de quantidade. Depois de três horas de fermentação, as partículas de cimento já estão ligadas e o produto fica pronto para o uso.
- Estes 4 chás podem te ajudar a reduzir o açúcar no sangue
- Suco de beterraba com cenoura ajuda a prevenir câncer e outras doenças
- Descoberta a melhor bebida para suprir nutrientes de intolerantes à lactose
- Ciência explica relação entre um intestino saudável e o coração
Mas para poder ser utilizada sobre os tijolos é preciso misturar esse material com areia, resíduos de cimento industrial reaproveitado e cinzas de casca de arroz.
“Nossas matérias-primas são praticamente todas rejeitos. Assim, nós não temos custos adicionais. Por exemplo, nós não precisamos explorar e transportar o calcário normalmente usado para fabricar cimento. E nós também não temos os custos de energia”, diz Laura Sánchez Alonso, integrante da equipe.
Os primeiros testes comprovam que o ecocimento é adequado para a construção de paredes mas ainda não é resistente o bastante como o cimento industrial. A equipe continuará as pesquisas para aumentar a eficiência e a produção do produto em alta escala.
Com informações do Inovação Tecnológica