Europeus criam biocimento fabricado por bactérias

24/03/2015 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 19:50

Já imaginou morar em uma casa construída por bactérias? Mas não se assuste, não terá que conviver com elas vivas. Na Europa, engenheiros desenvolveram uma tecnologia capaz de fabricar biocimento a partir da fermentação criada por um tipo de bactéria que vive no solo (Sporosarcina pasteurii).

Cultivada em uma mistura de ureia e nutrientes a uma temperatura de 30ºC, as bactérias se desenvolvem e aumentam de quantidade. Depois de três horas de fermentação, as partículas de cimento já estão ligadas e o produto fica pronto para o uso.

Mas para poder ser utilizada sobre os tijolos é preciso misturar esse material com areia, resíduos de cimento industrial reaproveitado e cinzas de casca de arroz.

“Nossas matérias-primas são praticamente todas rejeitos. Assim, nós não temos custos adicionais. Por exemplo, nós não precisamos explorar e transportar o calcário normalmente usado para fabricar cimento. E nós também não temos os custos de energia”, diz Laura Sánchez Alonso, integrante da equipe.

Os primeiros testes comprovam que o ecocimento é adequado para a construção de paredes mas ainda não é resistente o bastante como o cimento industrial. A equipe continuará as pesquisas para aumentar a eficiência e a produção do produto em alta escala.

Com informações do Inovação Tecnológica