Evento leva atividades culturais às margens do rio Pinheiros
Cidades grandes, onde quer que estejam localizadas no mapa, têm seus lados bons e ruins. Infraestrutura, trânsito, mobilidade urbana, poluição e violência são alguns exemplos de desafios com os quais lidamos diariamente. Porém, um deles é pouco discutido: Os espaços públicos “esquecidos”, degradados ou que não são aproveitados de uma forma efetiva.
Nos últimos anos, estamos presenciando uma reação por parte da sociedade, que tem cobrado melhores investimentos em lazer e uma revalorização dessas áreas.
É a partir desse cenário que surge uma nova tendência: As intervenções urbanas, que são interações artísticas com o espaço público. Artistas e público em geral criam novas obras, interagem com a moldura urbana, trazendo beleza, subversão, possibilidades e, assim, propõem uma nova visão e uma reflexão inspiradora sobre o uso desses espaços. Inúmeros exemplos podem ser encontrados em diversos países, que vão desde a criação de pop up squares (espécie de praças temporárias montadas em vias públicas) e feiras artísticas.
Agora é a vez de trazer esse conceito inovador para o Brasil. A Escola São Paulo irá realizar, com o apoio da 3M, sua 10ª Mostra São Paulo de Economia Criativa. Dessa vez, o local escolhido para o evento foi a margem do Rio Pinheiros. Com o mote #RioPinheirosComVida, a ação visa conectar pessoas à cidade e mostrar as ideias que os alunos da Escol ativeram durante esse semestre, integrando-as ao espaço urbano. Diversos cursos da ESP mostrarão isso em forma de arte e querem ressaltar que, em diversos lugares do mundo, há espaços, margens de rios, que são nobres e plenamente desfrutados pelos moradores e turistas. Uma das intervenções será o Painel 3M, que convidará as pessoas a propor ideias para a melhoria do espaço do Rio Pinheiros; essas ideias serão escritas em post-its e coladas em um grande mural.
Via 3MInovação