Evento sobre cultura guarani se dedica à formação de educadores
Deve acontecer entre 6 e 11 de novembro o Encontro dos Sábios e Saberes Guaranis, um seminário organizado por uma associação da aldeia indígena guarani Tekoa Pyau, no Jaraguá, em São Paulo.
A aldeia da chamada Terra Indígena Jaraguá, atualmente, conta 125 famílias e uma população de aproximadamente 700 indígenas, dos quais quase 400 são crianças.
Seu líder espiritual e cacique Guirá-Pepó (José Fernandes) orienta a aldeia, ao lado de um conselho representativo formado, em sua maioria, por anciões.
Segundo os organizadores do evento, muitos são os problemas relacionados à interferência branca da metrópole nos usos e costumes, além da absoluta carência de recursos naturais para subsistência da população.
Por isso, haverá a formação de educadores para preservar os costumes. Ela será realizada durante uma semana e dividida em eixos temáticos da cultura.
Para isso, serão convidados como mentores sábios e sábias da etnia guarani Mbyá de diversos locais do Brasil. Também serão considerados aspectos formais de formação de educadores para intercalar com o ensino dos mais velhos.
O Instituto Rogacionista Santo Aníbal atuará como mediador. O primeiro dia de atividades será dedicado à discussão sobre aquecimento global. O segundo, sobre medicina tradicional e plantio. Já o terceiro dia abordará o artesanato guarani, sendo seguido por espiritualidade no quarto dia.
O evento segue com explicações sobre como funciona o tempo guarani –que se divide em dois ciclos–, no quinto dia. O sexto dia será reservado ao encerramento, com uma reunião geral na casa de reza.
Uma campanha no Kickante foi aberta para arrecadar o dinheiro do financiamento do encontro, estimado em R$ 28 mil. Os interessados podem doar até 21 de outubro por meio deste link.
Saiba mais sobre a organização da campanha no Facebook e no blog do instituto mediador.