Ex-camelô abre segundo negócio após criar franquia de R$ 65 mi
Iniciativa é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação
Após criar uma rede de franquias de estética com 180 unidades espalhadas pelo país e faturar R$ 65 milhões em 2017, a ex-camelô Luzia Costa expandiu os negócios. Com apenas um ano de funcionamento, a nova empresa lhe rendeu R$ 2 milhões no ano passado. Quem conhece seu passado, não poderia imaginar que um dia a mineira chegaria a uma conquista tão impressionante.
Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.
Costa, que tem 38 anos, ampliou seus negócios para a Bolívia e para a Argentina e tem planos de chegar à Europa e aos Estados Unidos, de acordo com informações do site Universa. Mas ela já chegou a morar em uma casa de pau a pique no interior de São Paulo, depois de uma pizzaria que havia aberto e que estava indo bem ir à falência. “Não fazia ideia de que se você recebe R$ 2.000, R$ 1.500 são para manter a operação ativa”, conta. “Faltou administração. Eu misturei os bolsos e não separei as finanças do negócio e pessoal.”
A pizzaria veio depois que ela vendeu seus dois negócios anteriores: uma lanchonete e um boxe de venda de passagens dentro da rodoviária de Taubaté, no interior de São Paulo, para onde tinha se mudado com o marido –ela se casou com apenas 18 anos. Costa havia conquistado esses pontos com seu trabalho em um carrinho de lanches.
“Quebrei de um jeito que não tinha como me reerguer tão cedo”, afirma, relembrando o período da falência, quando ela já tinha um filho. “Foi uma época muito difícil, porém tudo isso me deu forças para querer sempre mais e o melhor para meu filho.”
Depois disso, ela ainda se dedicou ao comércio de tomate seco e de pirulito –produtos que ela fazia em casa. Em meio às vendas, descobriu um curso gratuito de massagem e começou a se dedicar profissionalmente à estética.
Mudou-se para Ubatuba, no litoral paulista, e começou a fazer massagens, unha, depilação e sobrancelhas. Reergueu-se, voltou para Taubaté e passou a atender gratuitamente funcionários da rede pública de ensino. Assim, ganhou notoriedade e, para a primeira franquia de sucesso, foi um pulo.
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