Exame de sangue pode detectar retorno do câncer de mama
Pesquisadores da organização britânica Institute of Cancer Research concluíram que um novo tipo de exame de sangue pode ajudar a detectar tumores que começaram a crescer novamente após o tratamento. O estudo, publicado na revista científica “Science Translational Medicine“, encontrou traços do câncer de mama em um grupo de mulheres oito meses antes do período em que ele normalmente seria detectado.
Na fase de testes, a nova técnica acompanhou 55 mulheres que já tinham tido esse tipo de câncer. Desse número, 15 enfrentaram retornos dos tumores, e 12 foram diagnosticadas pelo novo exame de sangue muito tempo antes. Mas os cientistas acreditam que ainda será preciso realizar outras pesquisas para que o exame seja implementado em laboratórios e hospitais.
Para eliminar a doença, a cirurgia de remoção do tumor é um dos tratamentos mais comuns. Mas um novo tumor pode nascer por meio de uma única célula cancerosa e o câncer retornar, muitas vezes de maneira silenciosa. Se a doença for detectada cedo e a quimioterapia começar logo, as pacientes tem uma maior chance de sobrevivência.
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
- Sintoma de câncer de pele pode ser notado ao subir escada
- Federal de Rondônia abre 2,6 mil vagas em 64 cursos gratuitos
- 3 lugares para viajar sozinha e dicas preciosas para a melhor experiência
A análise do sangue das pacientes é algo mais barato, mas investigar o DNA do tumor ainda é muito caro. Os pesquisadores estão trabalhando para encontrar formas viáveis de realizar o exame e curar mais pessoas.
Via O Globo