Experimento mostra como criar uma sociedade por meio digital

Não basta viver em um lugar alternativo. É preciso ser autossuficiente. Foi o que o físico nuclear polonês Marcin Jakuboski, que vive nos Estados Unidos, descobriu quando deixou o emprego para montar sua própria fazenda.

A experiência, que poderia se desenrolar como qualquer outra história de quem deixa a cidade para viver no campo, ganhou uma abrangência muito maior quando Jakuboski , com pouco dinheiro, começou a criar suas próprias máquinas industriais e agrícolas, com diversas aplicações e baixo custo.

O primeiro experimento foi um trator fabricado com a ajuda de pesquisas na internet que teve custo final de US$ 7 mil, cinco vezes mais barato que o preço do mercado.

Ao perceber o potencial da impressora 3D e mais a sua força de vontade, o físico juntamente com outros engenheiros criou o projeto Open Source Ecology, onde há um pacote de protótipos com código aberto para começar uma civilização a partir de materiais simples.

No site é possível ter acesso aos modelos de 50 máquinas e equipamentos que podem tornar qualquer fazenda, desde carro, fogão até impressora de tijolos. Até agora, ele já produziu 16 itens dessa lista.

Qual o objetivo? Jakuboski responde em uma palestra do TED, de 2011: oferecer a oportunidade de melhorar a distribuição dos bens de produção, criar uma cadeia de produção sustentável e incentivar a cultura “maker” que pode ajudar a ultrapassar a escassez.