Faxineiro acha 7 kg de ouro em aeroporto e pode ficar com barras
Um faxineiro achou um tesouro em uma lixeira da Coreia do Sul no último dia 26: sete barras de ouro que, juntas, foram avaliadas em aproximadamente R$ 1 milhão.
De acordo com informações do jornal “The Korean Times” reproduzidas pela BBC Brasil, cada uma das barras tem peso de 1 kg. Elas estavam enroladas em jornais, no interior de uma lata de lixo do aeroporto internacional de Incheon –o maior do país oriental.
O proprietário das barras de ouro pode ter se desfeito delas por medo de ser preso. Essa é a suspeita da polícia local, mas não há, ao menos inicialmente, nenhuma evidência de que os itens valiosos estivessem relacionados a alguma ação criminosa.
- Mulheres se unem para controlar birra de menino e ajudar mãe
- Aeroporto de Singapura é eleito o melhor do mundo
- 7 motivos para você não visitar a Venezuela
- Chinesas realizam cirurgias plásticas na Coreia do Sul, ficam irreconhecíveis, e são barradas no aeroporto chinês
O faxineiro que encontrou o ouro vai poder solicitar que fique com o achado caso as autoridades não consigam achar alguma relação entre as barras e um caso criminal, ou mesmo se o verdadeiro proprietário não aparecer. Isso porque, na Coreia do Sul, a máxima “achado não é roubado” está prevista na legislação.
A lei estabelece que quem encontra bens pode ficar com eles desde que o dono não se manifeste em até seis meses.
Ainda conforme a legislação sul-coreana dos artigos perdidos, mesmo que o dono real surja, o faxineiro poderá ficar com uma parcela do valor –no caso desse faxineiro, de 5% a 20% do montante.
Leia a reportagem completa na BBC Brasil