Festival em SP promove banquete com sobras de alimentos

“Lugar de Xepa é no prato”. É com esse slogan que um coletivo em São Paulo tem mobilizado ações em diversas feiras da cidade para conscientizar a população do enorme desperdício de alimentos ainda apropriados para a alimentação que são jogados fora todos os dias.

“Legumes, verduras e frutas com pouco ou nenhum valor comercial por estarem feios, machucados, ou terem formas assimétricas, fora do padrão estão indo parar nos aterros sanitários”, diz Fabiana Sanches, uma das articuladoras do programa. Conhecido popularmente como “xepa”, esses alimentos são encontrados no chão das feiras livres, supermercados, e nas cozinhas residenciais, coletivas e de restaurantes.

O trabalho do movimento Disco Xepa é impulsionar paulistanos comprometidos em disseminar o consumo responsável de alimentos para acabar com o desperdício de comida.

Para isso, o grupo realizará do dia 14 a 17 de maio, o “Festival Disco Xepa – Food Revolution Day 2014”. Durante quatro dias, serão debatidos na Praça do Beco do Aprendiz, Vila Madalena, o atual sistema alimentar e o que pode ser feito de forma coletiva para melhor reaproveitamento dos alimentos.

Os coletivos Ideia, Slow Food e Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA-SP), organizaram a apresentação de três documentários sobre o tema: “2014, Ano da Agricultura Familiar: O que o Paulistano tem a ver com isso?”, “Alimentação Consciente e Responsável e o Desafio da Prática Diária nas casas e estabelecimentos” e “A Economia do Desperdício e o Paradigma da Escassez”.

Para fechar o festival, a programação conta, no sábado (17), com uma experiência “ecogastronômica”.   A partir das 13 horas, diversos cozinheiros chegarão da coleta e irão transformar os alimentos e ingredientes descartados nas feiras livres e supermercados em um banquete que será servido ao final do dia. Tudo isso acompanhado de música, arte de rua e oficinas contra o desperdício alimentar.

Veja aqui a programação completa do festival.