Filme narra a luta de espanhol contra a esclerose múltipla

05/06/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:10

O filme “100 metros”, uma produção espanhola dirigida por Marcel Barrena, é baseado na história real de Ramón Arroyo, um pai de família, extremamente ativo no trabalho, que percebe o seu corpo apresentar sinais de que algo não vai bem.

Diagnosticado com esclerose múltipla aos 32 anos, Ramón ouviu de um médico de que não seria capaz de andar nem mesmo 200 metros. Ele então decide não se entregar a doença e resolve participar de uma prova de Iron Man.

Ramón Arroyo tinha 32 anos quando foi diagnosticado com esclerose múltipla e ouviu de um médico que em pouco tempo não poderia correr nem 200 metros
Ramón Arroyo tinha 32 anos quando foi diagnosticado com esclerose múltipla e ouviu de um médico que em pouco tempo não poderia correr nem 200 metros

Com a ajuda da esposa e do sogro, Ramón começa um treino peculiar, lutando contra as suas limitações e mostrando ao mundo que render-se não é uma opção.

O enredo transmite a superação e força de vontade de Ramon, que se surpreende com a própria resiliência após superar todos os seus limites –e inspira todos os pacientes de EM a buscarem uma melhor qualidade de vida.

A esclerose múltipla é uma doença crônica e inflamatória do sistema nervoso central, de natureza neurológica não traumática, incapacitante, apresentando maior incidência em adultos jovens. Estima-se que aproximadamente 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo têm EM.

mbora os sintomas possam variar, os comuns incluem visão turva, dormência ou formigamento dos membros e problemas com força e coordenação. A forma remitente-recorrente de esclerose múltipla é a mais comum.