Formação empreendedora gratuita ajuda mulheres ambulantes do Rio
Um projeto chamado Empreendedoras Populares tem como objetivo reposicionar mulheres ambulantes do Rio de Janeiro e torná-las bem-sucedidas mulheres de negócios. As inscrições para as interessadas pela formação gratuita duram até a próxima segunda-feira (16).
O curso é realizado pelo coletivo Gênero Importa? e oferece, ao todo, 50 vagas. Podem participar mulheres cariocas, dos 18 aos 60 anos de idade e atuação comprovada nas ruas da cidade.
São cinco módulos que possibilitam a reflexão sobre a atuação como camelô, o aprendizado de estratégias e ferramentas de gestão e de marketing e a identificação de oportunidades. “A melhor qualificação possibilitará um incremento de renda e mais chances de formalização e acesso ao crédito”, afirma Elizete Ignácio, do Gênero Importa?.
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- Light abre 160 vagas em cursos gratuitos de qualificação
- Programa oferece curso gratuito de programação para mulheres
- Rio abre 3 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia
Cada participante inscrita construirá um mapa de sua trajetória, com registro e descrição que darão início ao planejamento de novas ações.
Serão abordados, ainda, temas como técnicas de vendas de produto, relacionamento com o público, relação de consumo, compras, formação de preço, estoque, cadeia produtiva, “fair trade”, economia circular, controle de finanças, fluxo de caixa e economia compartilhada.
De acordo com Flávia Domingues, também integrante do coletivo carioca, o conteúdo e a linguagem foram desenhados especificamente para essas mulheres, “de forma que elas absorvam as informações de maneira simples e que possam aplicar sem muita firula”.
A jornada das camelôs também poderá ser acompanhada pelas redes sociais e no site do projeto. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. A formação Empreendedoras Populares está acontecendo inicialmente no Rio de Janeiro, mas o grupo tem a intenção de levá-la a outras capitais, após esse período de validação.