Fotógrafa mostra a depressão por meio de retratos conceituais

15/05/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:09

A fotógrafa Victoria Krundysheva idealizou e executou uma série de fotos sobre os efeitos da depressão e conta em um relato como vê a questão. Leia abaixo seu texto e veja o ensaio:

“Você vive em um quarto repleto de escuridão. O quarto dentro de sua cabeça. É solitário.

Você entrou para se esconder, mas há apenas escuridão no interior –reflexos de pesadelos e medos. A escuridão envolve você –você não pode lavar isso com sabão, você nunca está suficientemente limpo.

Tem você gritando, mas nenhum som saindo. Você rasteja no canto para se esconder, mas mesmo as paredes parecem estar contra você.

“Basta pendurar lá” –eles vão dizer, não vendo que você está caindo aos pedaços. A ansiedade que nunca para. Ela vai fazer você enlouquecer tentando remover essa coceira. Sua pele é seu inimigo. Ela vai gerar espinhos em sua coluna –tudo dói, mas é só você.

Você se trancou. Você é uma pessoa digna de sair? Com aquela escuridão ao seu redor, com aqueles picos abaixo de sua espinha. Quem precisa desta feiura? Uma criatura como esta merece sair na escuridão?

Você está nisso sozinho, ninguém pode ver de fora os monstros que se escondem na escuridão, e só você sabe que o monstro que você está com medo –é parte de você.

Você anda por aí, conhece pessoas, mas onde quer que vá, você ainda carrega aquele quarto escuro com você. Você sorri ‘estou bem’, mas essa alma solitária interior está se curvando no último raio de luz.

Citando JK Rowling: ‘É claro que tudo está acontecendo dentro de sua cabeça. Mas por que isso significa que não é real?’ Depressão e ansiedade são reais. Eles não são algo que você pode apenas “sacudir”. Não é poético, é doloroso. Com a pior dor do mundo –a que machuca a sua alma.

Não é nada para se envergonhar. Todos nós podemos ficar presos na escuridão. Não é algo a ignorar –ninguém merece, ninguém pode lidar … ninguém deveria.

Se você vir alguém entrando no quarto escuro ou vivendo nele –ajude. Ajude-os a ver que eles podem sair, merecem sair e são amados lá fora.”

Você pode ver mais fotos no Instagram de Victoria Krundysheva.

Com informações do Bored Panda