Fotógrafo acumula lixo por 4 anos e realiza ensaio crítico
Em 2011, o fotógrafo Antoine Repessé, que vive na França, parou de jogar fora seu lixo reciclável e começou a estocá-lo dentro de casa. Depois de quatro anos, ele havia acumulado cerca de 70 metros cúbicos de resíduos que foram usados em seu projeto “#365 Unpacked”.
A lixeira de Repessé totalizava 1.600 garrafas de leite, 4.800 rolos de papelão de papel higiênico e 800 kg de jornais, que, para o propósito de seu projeto, dividiu em categorias. “Eu queria dar uma dimensão estética ao meu trabalho”, ele explica. “A escolha de classificar o lixo dá um efeito gráfico. Eu tentei produzir uma imagem perfeita que evoca algo perturbador.”
“# 365 Unpacked” tem o intuito de demonstrar as consequências desagradáveis da sociedade consumista. Junto com as pilhas de lixo indesejável, Repessé traduz o medo, a culpa e a ansiedade que podem acompanhar nosso comportamento.
- Lixo eletrônico: você sabe como descartar corretamente?
- Coleta de lixo da praia garante aulas grátis de stand up paddle
- Designer adota estilo de vida lixo zero e ensina método em livro
- Internautas comandam robô que coleta lixo de rio
“Espero que meu projeto possa inspirar a mudança”, observa Repessé. “Muitas vezes falamos sobre a quantidade de resíduos que produzimos, mas acho que o impacto de uma imagem pode ser mais poderoso do que uma tonelada de palavras”, completa.
Com informações do Feature Shoot