Fotógrafo clica centenários de bem com a vida

Existem hoje mais de 12.640 centenários no Reino Unido, um aumento de quase 10 vezes comparado a 1970. Se esta tendência continuar, serão mais de 160 mil em 2040. E como eles vivem?

O fotógrafo Karsten Thormaehlen reuniu 40 no projeto “Felizes aos 100” e revela que eles têm muitos motivos para sorrir para a vida e para as câmeras.

A alemã Margit Haase, que nasceu em 4 de junho de 1904, dez anos antes do início da Primeira Guerra Mundial, é a mais velha do grupo retratado. Aos 110 anos, ela sabe não só os nomes dos bisnetos como o que cada um está fazendo.

Questionados sobre a longevidade, os centenários apontam para um copo diário de uísque ou para uma capacidade de ver o lado mais leve da vida. A ciência tem outras respostas: estudos realizados na Sardenha e em Okinawa, que concentram a maior população de pessoas com mais de 100 anos, revelam que cuidados na dieta e bons genes desempenham um papel vital.

Mas o que os centenários clicados por Thormaehlen têm em comum? A maioria nunca se mudou de sua terra natal. E dizem saber lidar bem com as tensões da vida _afinal, todos têm duas guerras mundiais em sua biografia.

“Quero incentivar a reflexão e corrigir nossa imagem de todas as idades. Idade é sempre descrita como um estado e não como um processo”, afirmou o fotógrafo ao programa “Altersbilder”.

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.