Fotógrafo cria projeto para estimular crianças através da fotografia
Angelo Pastorello é reconhecido por sua luz refinada e seu olhar apurado
O fotógrafo Angelo Pastorello é reconhecido por sua luz refinada e seu olhar apurado. Já assinou capas de renomadas revistas com celebridades, campanhas publicitárias e editoriais de moda no Brasil e no exterior.
Mas, uma vertente vem ganhando cada vez mais força. Ele é um dos poucos no Brasil que revela e amplia suas fotos manualmente. Seus ensaios autorais já ganharam o mundo e foram parar no acervo do Museu de Arte Contemporânea de Havana, em Cuba.
Amigo e admirador do jornalista Gilberto Dimenstein, fundador da Catraca Livre (morto em maio de 2020), fizeram juntos um projeto social no Café Aprendiz onde ele deu aula de fotografia gratuitamente para crianças da rede pública. “Um projeto marcante e que deixou saudade”.
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
Atualmente Angelo Pastorello planeja levar o projeto a crianças de Fernando de Noronha, sua segunda casa. “Todo mundo vem para Noronha e quer tirar algo da ilha, eu quero doar meu conhecimento e auxiliar crianças carentes olhar o mundo em sua volta de outra maneira”.
E a ideia, segundo Angelo, é estimular o olhar e a criatividade das as crianças através da fotografia.
A paixão surgiu aos 15 anos, mas aos 19 Angelo começou a estudar mais detalhadamente os filmes e as possibilidades do laboratório, em especial os filmes Infrared .
“Sempre mantive meu laboratório em atividade, atualmente tenho um Ampliador LEITZ FOCOMAT II C da Leica, que me possibilita usar filmes nos formatos 35mm e 120mm”.
Todas as ampliações têm tratamento de preservação museológica com selênio.