Fotógrafos recriam figurinhas da Copa com imagens de sem-teto

19/05/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 16:09

O grupo Fotógrafos Ativistas encontrou uma forma de inusitada para chamar a atenção da população para a “Copa do Povo”, que reúne desde o dia 3 cerca de 4 mil famílias, segundo a organização, num terreno privado próximo à Arena Corinthians, na zona leste de São Paulo.

O grupo de fotógrafos paulistanos reeditou as disputadas figurinhas do álbum da Copa. Só que no lugar dos jogadores da seleção brasileira, trabalhadores sem-teto.

Os cards trazem informações sobre os moradores, que se dizem vítimas da especulação imobiliária que acomete Itaquera desde que o bairro foi anunciado como palco da abertura do Mundial, no próximo dia 12 de junho.

As imagens são do fotógrafo Flavio Freire, que percorreu o acampamento e teve a ideia do projeto no mesmo dia que o técnico Luiz Felipe Scolari convocou os 23 jogadores que irão disputar a Copa.

“Eu apoio outra seleção. Apoio a seleção do povo! Apoio a seleção que trabalha arduamente para ter alguma coisa para comer no final do dia”, escreveu Flavio na página do grupo no Facebook na ocasião.

 
 

Os textos são de Kelly Araújo, Nina Lira, Monique Alves e Laio Rocha e o design gráfico das figurinhas de Vinicius Monteiro.

Com informações da BBC Brasil