Fundação Dorina Nowill ganha selo de acessibilidade digital
Iniciativa concedida pela Prefeitura de SP visa fomentar a acessibilidade na internet
A Fundação Dorina Nowill, que auxilia pessoas com problemas de visão, é uma das primeiras instituições a receber o Selo de Acessibilidade Digital.
A certificação, concedida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e pela CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade) da Prefeitura de São Paulo, é dada a sites e portais que seguem os critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente.
O Brasil conta com 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual e menos que 6% dos sites brasileiros são acessíveis.
- Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira celebra 20 anos com programação cultural diversificada
- Diadema promove Semana de Incentivo à Leitura
- Diadema recebe 12ª Virada Inclusiva a partir desta quarta
- App Guiaderodas classifica locais com acessibilidade
“A conquista desse selo é muito importante, pois reforça nosso compromisso com a acessibilidade dentro e fora de casa”, diz Itamar Junior, diretor da divisão de soluções em acessibilidade da fundação.
A Lei Brasileira de Inclusão estabelece a obrigatoriedade de haver acessibilidade nos sites de empresas ou governos, garantindo que as informações cheguem para todas as pessoas.
Para conquistar a certificação, os responsáveis pelas plataformas digitais devem requerer o selo à prefeitura, que, em conjunto com a CPA, avalia as páginas submetidas segundo as normas estabelecidas na Portaria SMPED-GAB nº 08/2018.
Só são certificados os sites e portais que, de fato, seguem os critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente, do eMAG – Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e do WCAG – Web Content Accessibility Guidelines, respectivamente.
Há mais de 70 anos, A Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha para que crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais.
A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.