Fundador do Viva Rio lança biografia e cria fundo para a ONG

O passado e o futuro estão no foco do antropólogo Rubem Cesar Fernandes, 71 anos, fundador e diretor-executivo da ONG Viva Rio.  O primeiro veio com o lançamento de sua biografia, “Fora de Ordem”, de autoria de pesquisadoras da Fundação Getulio Vargas. O segundo, com o Fundo de Investimentos Viva Rio, que reflete o compromisso com a sustentabilidade da organização criada há 20 anos.

“Nem tenho plano de aposentadoria. Nunca tinha parado para pensar nisso, no que vai acontecer com o Viva Rio depois que eu não estiver mais aqui. Comecei a pensar para responder a desafios e gostei disso”, afirma Fernandes.

A ideia do fundo, que tem como gestora a Oceana, é simples: em vez de fazer doação ao Viva Rio, os interessados (principalmente empresas brasileiras listadas em Bolsa) investem no fundo. Parte da receita líquida vinda de taxas de administração e performance é repassada à ONG.

“O investidor não contribui diretamente com a organização”, explica Fernandes. “A Oceana é que renuncia a parte da receita para o Viva Rio. Esse novo mecanismo de captação de recursos, inovador, abre uma nova perspectiva de independência para nosso trabalho.”

Sobre a biografia, ele afirma que não aconteceu antes porque “dá muito trabalho”. “O CPDOC [Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil] veio com a proposta e, como é um trabalho sério, com rigor, eu aceitei. As melhores partes do livro, as mais curiosas, são as antigas, que cruzam com a história do país.”

O livro, organizado por Dulce Pandolfi e Lucia Lippi Oliveira, retrata o processo de engajamento político-social de Fernandes e os desafios vividos por ele e sua geração desde a década de 50, incluindo sua atuação no Partido Comunista, o período do exílio na Polônia e nos Estados Unidos, o retorno ao Brasil, a parceria com Betinho nos movimentos da Ação da Cidadania, além da criação do Viva Rio.

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade