Game ajuda no tratamento de fibrose cística em crianças

O pequeno Jordi Kirsch sofre de fibrose cística, uma doença respiratória genética. Ele é um das 15 mil crianças alemãs que sofrem deste mal. Para o tratamento ter pleno efeito, os pacientes devem respirar lentamente e profundamente por meio de um nebulizador para que o medicamento pode ser espalhar corretamente pela via área. No entanto, conseguir que uma criança se mantenha sentada durante trinta minutos por dia é uma tarefa difícil. Neste contexto foi desenvolvido um videogame que responde a utilização do nebulizador.

Se a criança está cumprindo com a sua tarefa corretamente, ela pode se divertir normalmente com a tecnologia. Em um jogo de inalação e exalação, o jovem pode controlar um balão de ar para cima e para baixo, evitando obstáculos no mapa. Em uma outra situação, ela pode controlar um astronauta.

O chamado Jordi-Stick é um anexo de hardware simples que pode ser conectado a qualquer nebulizador. Todo o sistema é constituído por um sensor que se liga a uma câmera de ar e mede a pressão feita no objeto. Esse sensor de pressão está ligado a um cabo USB, conectado a um computador e traduzido para a entrada do jogo.

A taxa de alvo de respiração e pressão pode ser ajustada para corresponder à prescrição do terapeuta respiratório do paciente. Por enquanto, a ideia ainda é um protótipo. A ideia é lançar o produto, neste ano, nos Estados Unidos.