Game brasileiro ensinará lógica da programação para crianças

Até Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, já se pronunciou sobre a importância de aprender a programar. Para os visionários de plantão, a linguagem dos códigos é o “novo inglês”, ou seja, o atual conhecimento indispensável para os jovens.

Mas não é só o conteúdo que vem mudando. A forma de aprender também. Os games deixaram de ser só entretenimento para adentrar as salas de aula com objetivos que vão além da diversão.

Ao juntar esses dois tópicos emergentes, o Farofa Stúdios acaba de ganhar um edital que vai financiar o lançamento de um game interativo de introdução à lógica da programação para crianças.

“O ‘Clico e o Robô de Tecido’ é uma mistura do Scratch, software educativo do MIT, com uma historinha para que os pequenos aprendam sem perceber”, conta Marco Rossi, gerente de projeto do Farofa.

No jogo a criança controla o personagem principal, um macaquinho que precisa fazer um robô de retalhos. O primeiro desafio é então construir esse robô, depois fazê-lo andar para que possa percorrer a cidade em busca de um objeto perdido e assim vencer as provas que aumentam gradativamente ao longo do percurso.

“Este projeto é resultado de um novo setor criado aqui no estúdio com foco em educação. Queremos terminá-lo na metade do prazo de 12 meses e disponibilizá-lo gratuitamente para ser utilizado nas aulas de informática dentro das escolas”, diz Rossi.