Gari que se formará em pedagogia é o 1º da família na faculdade

18/05/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:21

O gari Diego Maia Costa, que tem 35 anos e mora no Rio de Janeiro, é bolsista do Prouni no curso de pedagogia da UniCarioca e terá, em breve, sua formatura mais do que merecida.

Gari do Rio de Janeiro que se formará em pedagogia é o 1º da família a entrar em uma faculdade
Gari do Rio de Janeiro que se formará em pedagogia é o 1º da família a entrar em uma faculdade

Primeiro da família a cursar uma universidade, ele é filho de auxiliares de serviços gerais aposentados, de acordo com informações do jornal “Extra”.

Costa está se preparando para entregar o trabalho de conclusão de curso, que abrirá os horizontes para a concretização de seu maior sonho: se tornar professor. “Dar aula é a profissão com a qual mais me identifico. Lá em casa ninguém teve a oportunidade de se formar, por isso quero me tornar professor”, conta. “É uma espécie de compromisso para ajudar pessoas que têm o sonho de estudar. Meus familiares se orgulham de mim e eu também tenho orgulho da minha trajetória.”

O gari concluiu, em 2006, o curso técnico em contrabaixo da Escola Villa Lobos e já deu aulas de música. Na época, ele tinha uma banda, mas precisou abandoná-la devido ao trabalho de gari.

Gari do Rio é bolsista do Prouni no curso de pedagogia da UniCarioca e vai se formar em breve
Gari do Rio é bolsista do Prouni no curso de pedagogia da UniCarioca e vai se formar em breve

Ele concilia a profissão, os estudos e a paixão pela música. “Trabalho como gari nas madrugadas, pela manhã estou na universidade e à tarde eu foco na música”, explica. “Cheguei a ter banda e a tocar bastante, mas na época eu era casado e não estava conseguindo manter minha família, por isso tive que procurar outros trabalhos e consegui como gari.”

O carioca já pensa em uma nova graduação. “Estou decidindo entre filosofia, psicologia ou música. Enfrentei muitas batalhas para ter o que conquistei e não quero parar por aqui.”

Leia a reportagem completa no “Extra