Gari comenta em vídeo racismo no Brasil e bomba na internet
Ação de gari é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação
Jr Jota é uma celebridade do Facebook. E, mais uma vez, uma publicação do gari carioca bombou. Feito no último dia 23, o vídeo comentando racismo no Brasil já tem mais de 83 mil compartilhamentos e 3,6 milhões de visualizações.
Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Nesta eleição, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a ser parte das soluções, e não do problema.
O vídeo foi feito depois que Jr Jota foi acusado de fazer “mimimi” ao publicar duas fotos para demonstrar a disparidade social entre negros e brancos no Brasil. A primeira era de um grupo de médicos formandos, todos brancos, e a segunda, de garis do Rio de Janeiro, todos negros, de acordo com informações do site Hypeness.
- Plataforma lança primeiro canal infantil de Angola no Brasil
- Cantora Aurora nega gesto racista de baterista no Lollapalooza
- BBB 23: Irmã de Key critica Bruna Griphao e aponta racismo no reality
- Jogador de basquete brasileiro é vítima de racismo na Espanha
Ele, então, apagou as fotografias e gravou o vídeo, de aproximadamente seis minutos. Veja abaixo:
Jr Jota inicia sua explanação falando sobre as marcas deixadas por centenas de anos de escravização de negras e negros, fazendo do nosso país um dos últimos a abolir a prática –ao menos oficialmente.
Após dar uma longa explicação sobre a história dos negros no Brasil e em outros países, o gari conclui: “Então, sim, não é igual. O Brasil é, sim, um país racista. A gente tem, sim, coisa pra reclamar. Se você, branco, não sabe, é chato passar na rua e na mesma hora a polícia te parar”. Jr Jota é um exemplo de brasileiro com responsabilidade social, que usa sua grande influência nas redes sociais para tentar fazer do país um lugar melhor para todos.
Leia a reportagem completa no Hypeness