Grupo cria rede de drones para atuar em desastres naturais

Enquanto a fabricação drones se concentra nas mãos de grandes empresas, organizações não-governamentais buscam alternativas para tornar o uso da tecnologia mais acessível. Um desses projeto é o UAViators –uma rede humanitária de transportes- desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa de Computação do Qatar–, que reúne trabalhos voluntários de engenheiros de mais de 60 países para desenvolver aviões não tripulados e fornecer auxílio a áreas atingidas por desastres naturais.

Juntos, os profissionais ensinam grupos de voluntários à desenvolverem a tecnologia. Após pronta, a ideia é lançá-la em áreas vulneráveis a desastres naturais e com baixa infraestrutura. Os drones capturaram imagens áreas com um velocidade maior e com uma alta resolução, melhor do que a de satélites.

Após a análise das imagens, os chamados UAVs avaliam os danos e capturam a contagem populacional. Todos os dados são compartilhados em tempo real com as equipes de ajuda humanitárias no solo. A tecnologia também é capaz de fornecer sinais de telefone celular e internet as vítimas do desastre natural.