Grupo luta para implantar educação para a cidadania nas escolas
Educação para a cidadania: você já teve essa disciplina em seu colégio? Provavelmente não. E é para estimular o ensino sobre a democracia brasileira nas escolas que surgiu a Mobis.
“Acreditamos que o conhecimento é chave para a nossa capacidade de acompanhar as políticas públicas, entender e cobrar ações de nossos representantes e para fazer parte da construção de soluções”, dizem os responsáveis pela ONG.
A instituição pesquisa, desenvolve e distribui gratuitamente recursos pedagógicos para educadores do país. O projeto se apoia em dois fatores: isenção político-partidária e metodologias vivenciais.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Plataforma da Unesp oferece 70 cursos gratuitos online
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- MEC abre 250 mil vagas em curso gratuito de educação inclusiva
Mudança social
O projeto-piloto, em 2015, foi feito com 104 alunos de ensino médio. Os recursos vieram de uma fundação e de dois institutos de pesquisa ligados à Universidade de Columbia (EUA).
Os estudantes aprenderam sobre direito constitucional e fundamentação do Estado na escola em 50 horas de conteúdo pedagógico. Cada turma desenvolveu uma solução para um problema da comunidade, enquanto aprendia e aplicava princípios e regras básicas da democracia brasileira (direito constitucional).
Em paralelo, os alunos tiveram acesso a quatro empreendedores sociais com quem discutiram processos administrativos e de mudança social.
O restante do conteúdo desenvolvido pela Mobis compreende ciência política, economia, direito, administração pública, relações internacionais e sustentabilidade. O objetivo é o desenvolvimento de habilidades e atitudes relacionadas à prática cidadã e à capacidade de trabalhar em grupo.
O próximo passo é construir uma plataforma on-line para que qualquer professor do Brasil possa usar gratuitamente os materiais disponibilizados pela entidade. “Nosso foco está em preparar professores dos ensinos fundamental e médio para que incrementem suas aulas com o que há de melhor nesta área”, diz a ONG na página de uma campanha de crowdfunding na internet.
A ação, que recebe doações até a próxima sexta-feira (22), também pretende obter três laptops para o trabalho da equipe. Há recompensas para os colaboradores. Saiba mais sobre a Mobis no Facebook e no Instagram.